sexta 20 setembro 2019

"Porque nele há misericórdia;

E com Ele é abundante a redenção"

(Sl 129,7)

Santissimo RedentorSantíssimo Redentor é o Padroeiro principal da Paróquia da Damaia.

A Festa Litúrgica do Santíssimo Redentor é celebrada sempre no terceiro domingo de julho. Contudo, as festividades principais da paróquia, por questões pastorais, foram transferidas para o domingo que segue à  festa da Fundação da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas), que é celebrada no dia 09 de novembro.

A Redenção é toda a obra realizada por Jesus Cristo durante a Sua vida terrena que culmina no Calvário, na Ressurreição e glorificação, bem como a obra que Ele realizará no fim dos tempos, quando vier em poder e glória julgar tudo e todos na ressurreição gloriosa dos corpos. Trata-se, afinal, duma libertação ou, melhor ainda, duma “adquisição”, duma “tomada de posse por Deus”, primeiro inicial e, depois, definitiva, quando o ser humano e o universo com ele, “entrarem na plenitude de Deus” (Ef. 3,19). Então Deus será “tudo em todos” (1 Cor. 15, 28) e até mesmo “tudo em tudo” (Ef. 1, 23).

Como nos diz S. João, o mistério da redenção é um mistério de amor e, por conseguinte, de vida divina, visto que “Deus é amor” – amor do Pai que “amou o mundo a ponto de lhe dar o Seu Filho único”(Jo. 3,16), mas também amor do Filho por Seu Pai e pelos seres humanos que “amou até ao fim”, “até à consumação do amor”( Jo. 13, 1) na Paixão e Morte ignominiosa.

Padre Pedro Quinteiro, cssr

CCSR Port Site