domingo 25 agosto 2019

 

A Redenção está no Senhor Nosso Salvador

CSSR Brasao"A Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso, é um instituto religioso de diversos ritos, missionário, clerical, de direito pontifício, e isento, cuja finalidade é: »continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: Enviou-me para evangelizar os pobres (Lc 4,18)«". (Constituição n. 1)

 

Somos Missionários Redentoristas, uma Família Missionária na Igreja que existe para o seguimento de Jesus no anúncio explícito do Evangelho como Boa Notícia de Redenção. O nome oficial é Congregação do Santíssimo Redentor, pelo que a sigla com a qual nos identificamos é “C.Ss.R.” Nascemos em 1732, em Nápoles, pela inspiração carismática de Santo Afonso Maria de Ligório.

Num contexto religioso fortemente marcado pelo rigorismo moral e a obsessão pelo pecado e pela culpa, nascemos para ser Missionários da Misericórdia e do Perdão. Esse é o sentido profundo da Redenção: a libertação radical de tudo o que escraviza o ser humano e o impede de ser feliz. 

Desde as origens, por isso, o mote da Congregação têm sido os versículos finais do Salmo 130: “…mas, junto do Senhor, encontra-se Misericórdia; perto dEle, abunda a Redenção.”

Este salmo é a oração angustiada de alguém em profundo sofrimento. Não por acaso é conhecido como o “de profundis”, isto é, “desde as profundezas”: “Desde as profundezas do abismo chamo por Ti, Senhor…”

Fonte: http://www.cssr.pt/index.php