Encontros de Preparação Batismo e Encontros de Preparação Matrimónio

Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo

Catecismo da Igreja Católica

Encontros de Preparação para o Batismo

O Batismo é o sacramento de Iniciação na fé cristã, por excelência, que a Igreja não nega a ninguém. É, no entanto, importante que quem pede este Sacramento à Igreja conheça as suas implicações para a sua vida e para a de quem estão a pedir esta Graça.

Desta forma, a Igreja faz questão de que, pais e padrinhos de batizandos com idade inferior a 7 anos, tenham antes da celebração do sacramento, uma reunião com a paróquia para que, em conjunto, todos nos preparemos para esse tão importante momento. Essa preparação consiste numa reunião, habitualmente aos sábados de manhã, com o Pároco, o Vigário ou um dos Diáconos.

Desta forma, cada um dos intervenientes assumirá com maior consciência a responsabilidade que assumiu perante Deus, na educação cristã do batizando.

Encontros de Preparação para o Matrimónio?

A Igreja recomenda aos noivos, que antes da celebração do seu matrimónio cristão, se preparem convenientemente e que assumam as responsabilidades implícitas no Sacramento do Matrimónio.

A comunidade paroquial da Damaia propõe a todos os noivos, sejam ou não paroquianos, a participação num encontro a realizar habitualmente aos domingos à tarde, entre as 16h e 30 e as 19h, onde se promove a partilha de experiências entre casais da comunidade e noivos na fase de preparação para o seu matrimónio. Pretende-se que seja um momento de formação interpessoal que possa contribuir para uma maior consciencialização do sacramento que se vai receber e para que, a afirmação do amor dos noivos perante Deus, seja um ato responsável da entrega total que o casamento implica.