Jornadas de Estudo Bíblico

A Bíblia não é uma bela coletânea de livros sagrados a estudar, é Palavra de vida a semear, presente que o Ressuscitado pede para receber e distribuir para que haja vida em seu nome

Papa Francisco

O projeto “Jornadas de Estudo Bíblico” foi criado a partir das conclusões e das propostas do último Sínodo do Patriarcado de Lisboa, iluminado pela Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco.

• 1.ª Etapa (Ano 2017/2018): A Palavra no dinamismo de “saída”
    • “A fé surge da pregação, e a pregação surge pela palavra de Cristo.” (Rm 10,17)
  • 2.ª Etapa (Ano 2018/2019): Bíblia e Liturgia
    • “Viver a liturgia como lugar de encontro.” (CSL, n. 47)
  • 3.ª Etapa (Ano 2019/2020):
    • Devido à situação pandémica da Covid-19 a terceira etapa do JEB foi interrompida. Esperamos retomar quando a situação atual o permitir.

Motivações

A realidade pós-moderna que vivemos hoje, exige conhecimentos adequados para podermos assumir, com responsabilidade, a nossa vivência cristã em Igreja, na sociedade e no mundo.

É, pois, indispensável, para todos, o conhecimento das raízes, da doutrina e da liturgia cristã, dos seus princípios e textos sagrados, sem os quais não se pode falar de uma evangelização verdadeira, portadora de permanente novidade e marcada pelo dinamismo de saída (cf. EG, n. 20 e 41).

O último Sínodo do Patriarcado de Lisboa, iluminado pela Exortação Apostólica “Evangelii Guadium” do Papa Francisco, sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, refere várias lacunas na formação dos discípulos missionários e exige das dioceses, paróquias e grupos católicos, um estudo sério e perseverante da Bíblia (cf. CSL, n. 3 e 15 e EG, n. 175), apontando a formação permanente como uma das tarefas fundamentais a realizar  no campo da evangelização (cf. CSL, n. 18; 62).

Ora, a ação evangelizadora tem que levar em consideração a tríplice dimensão da missão de Cristo, isto é, a dimensão profética (Palavra), sacerdotal (Liturgia), e a real (Pastoral / Caridade), da qual participam todos os fiéis pelo batismo (cf. CSL, n. 36-57).

Assim, na reflexão pós sinodal, propõe o Patriarcado de Lisboa que esta formação se desenvolva em três etapas:

• 2017-2018 – Etapa em que a formação é dedicada à reflexão da Palavra de Deus, na qual aparece, constantemente, o dinamismo de “saída” que o próprio Deus quer provocar nos crentes (cf. EG, n. 20)
  • 2018-2019 – Etapa para refletir a Liturgia, a partir da qual a Igreja evangeliza e se evangeliza, porque a Sagrada Liturgia é fonte de um renovado impulso para se dar (cf. EG, n. 24)
  • 2019-2020 – Etapa em que será refletida a questão da Caridade, que nos chama a “sair da própria comodidade e a ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG, n. 20)

Objetivos

Oferecer a todos os participantes a partir do estudo dos textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento o conhecimento das diferentes dimensões da missão de Cristo.

Para cada uma das etapas do projeto foram definidos objetivos específicos tendo em vista a dimensão da missão de Cristo a ser estudada.

Destinatários

Todos os fiéis interessados em aprofundar os seus conhecimentos bíblicos, e também Membros da Pastoral Litúrgica Paroquial, Catequistas, Jovens, Catequizandos, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Ministros da Palavra, Ministros da Exéquias, Acólitos, Membros de Movimentos Católicos, Professores de Educação Moral e Religiosa Católica.

• Estudos mensais (uma sexta-feira por mês das 21h às 23h).
  • Contextualização e leitura interpretativa dos textos bíblicos.
  • Encontro individual com os textos bíblicos a partir da dinâmica da Lectio Divina.

Auditório do Centro Paroquial da Igreja do Santíssimo Redentor