A Bíblia não é uma bela coletânea de livros sagrados a estudar, é Palavra de vida a semear, presente que o Ressuscitado pede para receber e distribuir para que haja vida em seu nome.
Papa Francisco
O projeto “Jornadas de Estudo Bíblico” foi criado com base nas conclusões e propostas do último Sínodo do Patriarcado de Lisboa, inspirado pela Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco.
O projeto de estudos e de reflexões no contexto das Jornadas de Estudos Bíblicos foi iniciado no ano de 2017, mas foi interrompido pela pandemia do Covid-19, sendo aos poucos retomado.

Motivações
A realidade pós-moderna exige conhecimentos adequados para que possamos assumir, com responsabilidade, a nossa vivência cristã em Igreja, na sociedade e no mundo.
É indispensável o conhecimento das raízes, da doutrina e da liturgia cristã, bem como dos seus princípios e textos sagrados. Sem isso, não é possível realizar uma verdadeira evangelização, marcada pela novidade e pelo dinamismo de saída (cf. EG, n. 20 e 41).
O último Sínodo do Patriarcado de Lisboa destacou a necessidade de um estudo sério e perseverante da Bíblia, apontando a formação permanente como uma tarefa fundamental no campo da evangelização (cf. CSL, n. 3, 15, 18 e 62; EG, n. 175).
Objetivos
Proporcionar aos participantes, por meio do estudo dos textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento, o conhecimento das diferentes dimensões da missão de Cristo. Cada etapa do projeto define objetivos específicos relacionados à dimensão da missão de Cristo abordada.
Destinatários
- Fiéis interessados em aprofundar os conhecimentos bíblicos
- Membros da Pastoral Litúrgica Paroquial
- Catequistas, Jovens e Catequizandos
- Ministros Extraordinários da Eucaristia, da Palavra e das Exéquias
- Acólitos e Membros de Movimentos Católicos
- Professores de Educação Moral e Religiosa Católica
Metodologia
- Estudos mensais: uma sexta-feira por mês, das 21h às 23h
- Contextualização e leitura interpretativa dos textos bíblicos
- Encontros individuais com os textos bíblicos, utilizando a dinâmica da Lectio Divina