Catequese

As tarefas da catequese correspondem à educação das diversas dimensões da fé, uma vez que a catequese é uma formação cristã integral, «aberta a todas as outras componentes da vida cristã».

Catequese Lisboa

Numa comunidade, um dos lugares privilegiados para o exercício da evangelização é a catequese. A catequese é um espaço para evangelizar, para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo. Assim, o seu objetivo primordial é promover o encontro com Jesus Cristo.

Cada criança e adolescente é desafiado a conhecer Jesus como o seu maior Amigo e a criar uma relação íntima e próxima com Ele. Do encontro com Jesus brota a fé e o ser cristão. A missão do catequista é animar os catequizandos que lhe são confiados e estreitar a sua ligação à comunidade.

Os pais, ao trazerem os seus filhos à catequese desejam que estes encontrem um lugar de escuta e crescimento na Fé. Porém, é importante também que a catequese não se cinja ao espaço e tempo na igreja, mas quebre essa fronteira e seja também promovida no âmbito da Igreja doméstica. Por isso, o papel da família que acompanha o crescimento na Fé do catequizando é importante porque que a família tenha um novo olhar sobre a Fé e cresça no seio dela a esperança e caridade que brota de Deus.

Na nossa paróquia, a cada ano pastoral, a catequese organiza-se para receber todos aqueles que desejam continuar o seu caminho com Cristo, em comunidade. A catequese divide-se por anos, sendo estes do 1º ao 10º catecismos, considerando-se a catequese da infância do 1º ao 6º catecismos, e da adolescência do 7º ao 10º catecismos. À medida que se vai fazendo caminho na catequese e se promovem as descobertas na fé, são celebrados também os sacramentos da Eucaristia (Primeira Comunhão) e Reconciliação, e Confirmação (Crisma).

Infantil

Dos 6 anos até aos 12, a catequese infantil procura apresentar aos mais pequenos a figura de Jesus e a cultivar os valores cristãos.

Adolescentes

A catequese para adolescentes, dos 12 aos 16, promove a descoberta do que significa ser cristão e das vocações de cada um.

Atualmente, os grupos de catequese têm um número máximo de 12 crianças/adolescentes por grupo. Cada encontro tem a duração de uma hora. Em baixo pode consultar alguns documentos importantes e fazer a inscrição dos catequizandos: