
Enquanto escutismo católico, o Corpo Nacional de Escutas (CNE) é parte integrante da Igreja, família de batizados e membros do Corpo de Cristo, meio e instrumento para mergulhar na vida do Evangelho que Jesus a todos oferece. O CNE entende-se no seio da Igreja Católica, na beleza da diversidade de carismas e é, como todos os outros membros da Igreja, chamado à convergência na mesma finalidade em Cristo: «a de participar responsavelmente na missão da Igreja de levar o Evangelho de Cristo, qual fonte de esperança para o homem e de renovação para a sociedade».
Cf. CARTA DA ASSISTÊNCIA REGIONAL DE LISBOA, Lisboa, Janeiro, 2024.
Sempre Alerta! É o lema Escuteiro
O nosso agrupamento, 255-Damaia, pertence ao Corpo Nacional de Escutas (CNE). Fazemos parte do Núcleo Serra da Lua, que engloba os agrupamentos de escuteiros das regiões de Sintra e da Amadora, e atualmente contamos com mais de 100 elementos no nosso efetivo, Participamos ativamente nas mais variadas atividades escutistas, tanto nacionais quanto internacionais. Somos membros ativos nas iniciativas da Paróquia do Santíssimo Redentor, do Banco Alimentar, nas campanhas de recolha de bens e alimentos, e nas campanhas de recolha de sangue realizadas junto ao Instituto Português do Sangue (IPS).
Quem participa nos escuteiros?
Estamos organizados em secções, de acordo com as faixas etárias:
CONHECER
Na Iª secção, ou Alcateia, somos lobitos e temos entre 6 e 10 anos. Ser lobito é brincar e aprender todos os dias, viver aventuras em todas as atividades e aprender fazendo. É aqui que crescemos e descobrimos o que significa usar um lenço ao pescoço e praticar diariamente uma boa ação.
DESCOBRIR
Na IIª secção somos exploradores. O que são exploradores? Jovens entre 10 e 14 anos que aprendem a ajudar o próximo e a cuidar do ambiente sem esperar recompensa. Jovens que preferem um acampamento a festas, uma esteira ao conforto da cama, longas caminhadas, arborismo, slide e rapel a uma ida ao cinema. Jovens que escolhem fazer parte de uma família onde há lealdade, entreajuda e crescimento.
CRESCER
A IIIª secção é a dos pioneiros. Os pioneiros têm entre 14 e 18 anos e trabalham em equipas. Ser pioneiro é ser irreverente, querer fazer mais e melhor. É ser puro nas palavras e ações, ter a força para desbravar caminhos e trilhar rumos. É crescer em comunidade, desenvolver novas competências e, acima de tudo, ganhar responsabilidade. É tornarmo-nos jovens adultos preparados para um futuro consciente e desafiante.
AJUDAR
A IVª secção é a última do projeto escutista. Destina-se a jovens adultos entre 18 e 22 anos, cujo lema é Servir. Servir ao próximo, à comunidade e aos irmãos. É nesta etapa que projetamos todos os ensinamentos vividos, experienciando ações que nos elevam como pessoas e escuteiros. O objetivo é a procura pessoal do Homem Novo e a Partida para novas aventuras e horizontes.
A história dos escuteiros
A 8 de novembro de 1967 nasceu o Agrupamento 255 do C.N.E., tendo como patrono Cristo Redentor e como fundador o chefe Adelino Pinto.
Iniciámos esta jornada apenas com o Grupo Explorador nº 47 filiado. Hoje, seguimos os passos do nosso fundador e construímos alicerces que ajudam mais de 100 jovens a crescer e a trilhar o seu próprio rumo. Filiámos o Clã II e a Alcateia a 14 de julho de 1971, assim como o Grupo Sénior nº 29 (hoje Grupo Pioneiro) em 1982, com a separação do Grupo de Exploradores em Juniores e Seniores.
A nossa história é feita de crescimento: uma história de pessoas, feita por pessoas e para pessoas. Na Damaia e na paróquia, o Agrupamento 255 desenvolveu uma vivência cristã, um espírito de comunidade e um percurso de cidadania. Baden-Powell, o fundador do escutismo, deixou-nos um legado. Ensinou-nos a fazer, e nós fizemos.
Contactos
- geral.255@escutismo.pt
- Morada: Largo da Igreja, 2720-122 Damaia