Maia vai ser Capital Europeia do Voluntariado em 2026

A Maia vai ser “Capital Europeia do Voluntariado 2026”. O anúncio foi feito, hoje, ao final da tarde, em Trento, Itália, pelo CEV – Centro Europeu de Voluntariado.

Na escolha de Maia, o júri destacou que a cidade é um exemplo notável de como o voluntariado pode ser usado para promover a inclusão, a diversidade e a participação de todos os seus habitantes, simbolizando os valores europeus de ligação, diversidade e progresso.

O júri ficou impressionado com as iniciativas abrangentes da Maia para fomentar uma sociedade inclusiva, que abrangem níveis locais e internacionais. Esses esforços estão bem alinhados com o Blueprint for Volunteering 2030 (BEV2030).

O júri destacou especialmente os centros de formação, os eventos dinâmicos e envolventes que promovem a colaboração entre os setores público e privado, além de celebrarem as contribuições cívicas.

Os esforços digitais da cidade também foram elogiados como um exemplo brilhante de como aumentar de forma criativa a consciencialização sobre o voluntariado através das redes sociais.

Um vídeo foi usado para destacar a dedicação ao voluntariado e o espírito de solidariedade de Maia, transmitindo com sucesso emoção e empatia.

O júri também reconheceu com destaque os esforços das cidades de Ballina, na Irlanda, e Rzeszów, na Polónia, na promoção e no desenvolvimento do voluntariado.

Critérios de Avaliação
Os critérios incluem a extensão das estratégias, políticas e programas relacionados ao Blueprint for European Volunteering 2030 e às declarações políticas do CEV. Os candidatos também devem demonstrar engajamento com o Corpo Europeu de Solidariedade, quando aplicável, e indicar se são signatários da Carta das Cidades Integradoras.

Sobre o CEV
O Centro Europeu de Voluntariado é uma rede europeia de mais de 60 organizações dedicadas à promoção e ao apoio ao voluntariado em diversos níveis. Trabalhamos para garantir que o valor do voluntariado como expressão de solidariedade e valores europeus seja compreendido e celebrado, inspirando indivíduos e organizações por meio de políticas, programas e aprendizado mútuo.