Paróquia da Damaia
A nossa
História
Bênção da Capela Provisória
Benção da Primeira Pedra da nova Igreja
Consagração da Igreja Santíssimo Redentor
Ordenação Diaconal de Paulo Gaspar e João Pagou
O Decreto do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, emitido no dia 10 de setembro de 1966 institui um novo Vicariato Paroquial sob a invocação do Cristo Redentor, desmembrado da Paróquia de Amadora
A história da nossa paróquia conta já com mais de meio século de muito trabalho, fé e amor à comunidade da Damaia. Foi no ano de 1965 que se fez a bênção da Capela provisória e a primeira procissão com a Imagem de Nª Sra. de Fátima na Damaia por ocasião da bênção da Capela provisória
No ano seguinte, em 1966, o Decreto do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, emitido no dia 10 de setembro institui um novo Vicariato Paroquial sob a invocação do Cristo Redentor. Foi assim que chegaram à Damaia os primeiros Redentoristas: Pe. João Vaz (pároco) e Pe. José Bernardo (vigário paroquial)
Desse ano em diante, começou o processo de construção e edificação da Igreja e da Comunidade que hoje conhecemos. No ano de 1971 teve inicio da “Campanha da Migalha”, que procurava angariar fundos para a construção da nova igreja, a qual viu a benção da sua primeira pedra no dia 25 de julho do mesmo ano.
E assim se foi construindo esta nova comunidade que, de 1972 até 2014 teve o Pe. Manuel Lopes como seu pároco. Durante todos estes anos, sob o olhar atento do seu pároco, a Igreja foi crescendo, novos grupos foram surgindo, e o carisma redentorista se foi fazendo cada vez mais presente.
É então que, 9 anos após o lançamento e bênção da primeira pedra que, no dia 28 de junho de 1981, se dá a Consagração da Igreja do Santíssimo Redentor, pelo Cardeal Patriarca, D. António Ribeiro.
Em 2014, o Pe. Eugénio Fasuga, redentorista da polónia, assumiu a Paróquia da Damaia e com ele iniciou-se um novo ciclo na vida da comunidade. É sob o seu convite que os agora diáconos Paulo Veríssimo Gaspar e João Sala Pagou começaram a sua formação e se começaram a preparar para assumir um novo papel na paróquia.
No ano de 2016, o Pe. Engénio assumiu um novo desafio e os vieram para a Damaia os missionários Redentoristas Pe. Geraldo da Paula Sousa, CSsR. nomeado como Pároco, e o Pe. Krzysztof Dworak, CSsR como o Vigário Paroquial.
Em 2019, Pe. Krzysztof Dworak, CSsR tomou posse como pároco da Paróquia do Santíssimo Redentor da Damaia, cargo ao qual ainda preside hoje em dia.